Usinas distribuirão 38 mil máscaras para população no interior de MS

Parceria entre a Biosul e o Sistema Fiems vai atender 21 municípios

  • Assessoria/Biosul
Foto: Divulgação/Fiems
Foto: Divulgação/Fiems

Atentas às formas de combate e prevenção à Covid-19, as usinas sucroenergéticas de Mato Grosso do Sul distribuirão nos próximos dias 38 mil máscaras para a população dos municípios e região onde operam suas unidades industriais. A iniciativa é realizada pela Biosul em parceria com o Sistema Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) por meio do Senai/MS e deve atender 21 municípios.

O termo de doação entre as instituições foi assinado nesta quarta-feira (15) pelo Presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho e o Diretor Regional do Senai/MS, Rodolpho Mangialardo, que realizou a entrega da primeira remessa das máscaras que serão destinadas para famílias carentes, idosos, comunidades indígenas e população em geral.

De acordo com Hollanda, as usinas, que seguem rígidos protocolos de biossegurança para continuar em atividade durante a pandemia, se unem aos municípios estendendo à população o acesso a itens de prevenção ao novo corona vírus. “As nossas Associadas estão atentas às oportunidades de cooperação e solidariedade nesse momento que enfrentamos, entendendo a importância da proteção não apenas dos seus colaboradores, que já possuem os itens de segurança necessários, mas da população que vive em torno das unidades”, destaca.

Para o diretor do Senai, a corrente de solidariedade na indústria é extensa, além de ajudar a evitar a disseminação do novo corona vírus com a doação, proporcionou oportunidades para a indústria têxtil do Estado que se mobilizou na confecção das máscaras, garantindo milhares de empregos. “Estamos movimentando a economia local e mobilizando a cadeia produtiva da indústria em favor da saúde da comunidade”, ressalta

Os municípios assistidos nesta ação serão Angélica, Ivinhema, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Eldorado, Ponta Porã, Caarapó, Dourados, Naviraí, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Fátima do Sul, Taquarussu, Batayporã, Vicentina, Chapadão do Sul, Costa Rica, Paraíso das Águas e Sonora.

Usinas em ação

Desde o mês de março, quando foi declarada a situação de emergência no Estado por conta da pandemia da Covid-19, as usinas sucroenergéticas se mobilizam para atender de forma solidária o Governo do Estado e Entidades que atuam diretamente no enfrentamento do novo corona vírus, principalmente, nas áreas da saúde e segurança pública, bem como a população que vive em situação de vulnerabilidade social.

Articulada pela Biosul e Fiems, as doações de álcool das usinas sucroenergéticas ao Governo do Estado já somam 300 mil litros. Essa quantidade foi diluída e envazada como álcool 70º pela fabricante de refrigerantes Refriko.

Com apoio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) na distribuição do álcool, a primeira remessa de foi destinada para atender hospitais de referência o para tratamento da Covid-19 no Estado. O álcool também compôs um kit de materiais de segurança para o atendimento hospitalar enviados aos profissionais da saúde em diversos municípios.

As forças policiais do Estado como a Polícia Militar e Federal, Corpo de Bombeiros e Casa da Mulher Brasileira também foram atendidas com a doação e auxiliaram no transporte do produto para os demais órgãos.

A Central de Abastecimento (Ceasa/MS), importante centro de distribuição de alimentos do Estado com grande fluxo de entrada e saída de caminhões e fornecedores também foi beneficiada com a doação. Foram distribuídos álcool 70°para funcionários e caminhoneiros com recomendações para higienização na realização das atividades que envolve o transporte de alimentos.

Para o presidente da Biosul, o resultado positivo da ação é reflexo do empenho de todos os envolvidos e gestão por parte do Governo do Estado que define o destino do álcool. “As usinas Associadas à Biosul estão comprometidas com a doação. Inicialmente, prevíamos atender as unidades de saúde de maneira emergencial e a ação deu tão certo que dentro de poucos dias tivemos a notícia de que o álcool doado além de atender a demanda nos hospitais foi mais longe e está atendendo outros segmentos que precisam manter atendimento à população”, afirmou.

Outro exemplo foi a destinação de 5 mil litros do álcool, no mês de março, para o Distrito Sanitário Especial Indígena de MS (DSEI) que atende 78 aldeias no Estado.

Recentemente, cerca de 80 mil litros de álcool foram destinados à Secretaria de Educação do Estado que estuda, ainda sem data definida, a possibilidade de retomar as aulas presenciais dentro dos protocolos de segurança. O álcool vai compor um kit de biossegurança que será entregue aos 215 mil alunos do Estado no retorno às escolas.

Além da doação ao Governo do Estado, as usinas realizaram doações nos municípios onde estão instaladas. O auxílio local está sendo direcionado às unidades de saúde dos municípios, delegacias, cooperativas, instituições assistenciais e comércio local.

De acordo com Hollanda, as usinas devem continuar comprometidas com esse esforço de combate à propagação do Covid-19. “Temos confiança de que juntos, com responsabilidade e solidariedade, vamos superar esse momento. Para isso, o setor sucroenergético, como atividade essencial, continua operando”, completou.

 Biosul

A Biosul – Associação de Produtores de Bioenergia de Mato grosso do Sul - é a entidade que representa a indústria sucroenergética do Estado. Foi criada em 2009, com perfil voltado para o associativismo, fruto do interesse setorial em comum do Sindal-MS, Sindaçúcar-MS e Sinergia-MS (Sindicatos das Indústrias de Fabricantes de Álcool, de Açúcar e de Geração de Energia Elétrica de Pequeno e Médio Porte). Atualmente, todas as usinas em operação em Mato Grosso do Sul estão associadas à Biosul.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.