Bolívia amplia oferta de voos diretos para o Brasil

O voo atende a uma demanda crescente de turistas sul-americanos que visitam o Brasil

  • Ministério do Turismo

Amaszonas Línea Aérea trará seis voos semanais para Campo Grande e Cuiabá. Sul-americanos são metade dos turistas que visitam o País.

A partir do final deste mês, os turistas bolivianos terão mais uma opção para viajar ao Brasil. A Amaszonas Línea Aérea está inaugurando dois voos diretos saindo de Santa Cruz de La Sierra com destino à Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), cidade-sede da Copa.

O voo atende a uma demanda crescente de turistas sul-americanos que visitam o Brasil, de acordo com o estudo da Demanda Turística Doméstica, do Ministério do Turismo.

Os sul-americanos respondem por cerca de 50% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2012 - e cerca de 112 mil deles eram bolivianos.

Os aeroportos brasileiros nunca receberam tantos passageiros quanto em 2013, de acordo com levantamento feito pelo Ministério do Turismo.

Foram cerca de 89 milhões desembarcando de voos domésticos e 9,4 milhões descendo no País a partir de voos internacionais em 2013, os maiores números desde o início da medição.

O levantamento teve como base dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Apenas nos últimos seis anos, foram 400 milhões de passageiros, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip). A previsão é de que, até 2020, cerca de 211 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros viajem de avião.

O aumento dos desembarques foi impulsionado, em parte, pelo crescimento do poder de compra da classe C, junto com uma maior facilidade de financiamento dos bilhetes aéreos e o aperfeiçoamento dos programas de milhagem.

A proximidade da Copa do Mundo e o desenvolvimento do turismo brasileiro também contribuíram para este aumento.

A aeronave da Amaszonas Línea Aérea tem capacidade para 50 passageiros e fará três voos semanais para cada destino: terças, quintas e domingos para Cuiabá; e segundas, quartas e sextas para Campo Grande. Os voos começam a operar a partir de 22 de maio.

Segundo o gerente da empresa no Brasil, Dardo Gómez, a previsão é que, ainda este ano, sejam lançados mais dois voos, com destino à Brasília e Foz do Iguaçu.

“Nossa expectativa é ampliarmos nossa oferta, até março de 2015, para Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre”.