Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 17 de maio

Prorrogação vale em todo o Mato Grosso do Sul. A meta é vacinar pelo menos 80% da população

  • Assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul prorrogou para a próxima sexta-feira (17) o término da Campanha de Vacinação Contra Gripe em todos os municípios do Estado. De acordo com SES, como os municípios não atingiram a meta de 80% do público-alvo, o prazo foi estendido possibilitando que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.

Para a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Lewandowski, é importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo se dirijam até os postos para que após a prorrogação da Campanha não corram risco de não encontrar vacinas e até mesmo para a eficiência do medicamento. “É importante que as pessoas se conscientizem e busquem as vacinas nos postos de saúde em seus municípios. Com a chegada do período de temperaturas baixas, período de maior circulação do vírus, é necessário que a população-alvo esteja em sua maioria imunizada, já que a vacina começa a agir no organismo após 15 dias da aplicação. Com esta nova prorrogação, é necessário que as pessoas garantam a sua vacina para não correr risco de não encontrá-las mais nos postos após o término de mobilização”, afirmou a diretora.

A vacina está sendo oferecida gratuitamente nos postos de saúde do Estado. O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Fazem parte do público-alvo, gestantes; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres até 45 dias após o parto; indígenas; crianças de seis meses a menores de dois anos; profissionais de saúde; além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade. De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), até esta sexta-feira, Mato Grosso do Sul ainda está com 70% do público-alvo imunizado, sendo a meta 80%.

Além da vacina, outras medidas simples de higiene pessoal são  fundamentais para evitar a contaminação por gripe. É importante higienizar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); usar lenço descartável; proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante, ainda, que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar para eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias e que a população mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.