Indígenas bloqueiam BR-163 em protesto por saúde

Ocorre a interdição total da pista. Os indígenas estão na Ponte Ayrton Senna, na divisa entre Mato Grosso do Sul e Paraná.

  • Karol Chicoski
PRF acompanha protesto - Foto: divulgação/PRF
PRF acompanha protesto - Foto: divulgação/PRF

Cerca de 100 indígenas estão realizando um protesto na BR-163, na Ponte Ayrton Senna, na divisa entre Mato Grosso do Sul e Paraná, na manhã desta segunda-feira (25), de acordo com informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal. O ato iniciou por volta das 06h45 e ocorre a interdição total da pista. 

Os manifestantes protestam contra a municipalização dos serviços de saúde indígena, ou seja, o governo federal quer tirar os recursos que vão para a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e repassar para o município.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a manifestação está sendo realizada de forma pacífica.

Mudanças

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou no último dia 20 mudanças na estrutura da pasta que impactam diretamente as diversas etnias espalhadas pelo país.

A proposta tiraria a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que passaria a atuar como um departamento, incorporando os serviços destinados às aldeias a uma nova Secretaria Nacional da Atenção Primária.

Por enquanto, apenas serviços de urgência, como ambulância, polícia, Bombeiros, por exemplo, estão liberados para passar pelo bloqueio. 

Foto: divulgação/PRF
Foto: divulgação/PRF

Foto: divulgação/PRF 

Foto: divulgação/PRF


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.