Laguna encerra 16ª Festa do Pé de Soja Solteiro

Além do tradicional concurso do pé de soja, festa também contou com a 12ª edição do Balde de Ouro

  • Assessoria

O município de Laguna Carapã realizou dos dias 19 a 22 de abril a 16ª edição da Festa do Pé de Soja Solteiro, evento tradicional em comemoração ao aniversário da cidade. A programação da festa contou com vários shows artísticos, feira de produtos e serviços além dos concursos: 4º Ranking da Produtividade da Soja; 12º Concurso do Balde de Ouro e o conhecido nacionalmente 16º Concurso do Pé de Soja Solteiro.

Ranking da Produtividade da Soja    

A abertura da festa aconteceu na sexta-feira, dia 19/04, com a cerimônia de premiação 4ª edição do Ranking da Produtividade da Soja safra 2012/2013, que contou com a presença de diversos produtores rurais, secretários municipais, vereadores do município e outras autoridades municipais, além da presença do Deputado Federal Marçal Filho e dos Deputados Estaduais Junior Mochi, Laerte Tetila e Márcio Monteiro.

O Ranking da Produtividade consiste em ver qual produtor consegue obter a máxima produtividade em sua área, incentivando assim a adoção de medidas usadas no concurso para toda a lavoura. Os ganhadores do 4º Ranking da produtividade foram: 5º lugar, Eduardo Tomonaga com 72,38 sacas; 4º lugar, Irineu Celso Hermes com 75,68 sacas; 3º lugar, Vanderlei Spessato com 77, 27 sacas; 2º lugar, Duilio Angelo Garlet com 79,66 sacas; e o grande campeão foi o Grupo Bohn com Admir Bohn que produziu 82,26 sacas.

Balde de Ouro

Em sua 12ª edição, o Concurso do Balde de Ouro movimenta o setor da pecuária leiteira do município, revelando o potencial do município no setor. O concurso deste ano contemplou 5 raças, onde verificou-se o animal que mais produziu leite durante quatro ordenhas realizadas no concurso.

Os premiados foram na raça Jersolanda: 1° lugar o animal Tieta de Paulo Roberto Batistela, que produziu 50.466 KG, novo recorde da raça no concurso, 2º lugar o animal Mirota de Cleosmar Portela, 3º lugar o animal Pretinha de Inácio Espindola. Na raça Jersey o 1º lugar ficou com o animal Bolinha de Cleosmar Portela, que produziu 49.592 KG novo recorde da raça no concurso, 2º lugar o animal Catarina de Huelinton Portela, 3º lugar o animal Chiquinha de Luiz Paulo Pereira. Raça Holandesa: 1º lugar o animal 752 de Paulo Cervieri, com 62.525 KG, 2º lugar, o animal 798 de Paulo Cervieri, 3º lugar o animal Estrela de Enoel  Longo. Raça Girolanda: 1º lugar, o animal 845 de Paulo Cervieri, com 45.200 KG, 2º lugar, o animal 05 de Elcio May, 3º lugar o animal Londrina de Rosalinda Pereira. Raça Gir: 1º lugar o animal Nandaia de Ingrid Matoso, com 20.225 KG, 2º lugar o animal Cegonha de Toninho Matoso, 3º lugar o animal Belezura de Breno Cassol Correia.

Pé de Soja Solteiro

O ápice da festa aconteceu com o concurso Pé de Soja Solteiro, que está em sua 16ª edição, o objetivo do concurso e produzir o maior número de vagens com grãos num único pé de soja (por isso pé de soja solteiro). O concurso é disputado em duas categorias: nacional e municipal
Na categoria Nacional o campeão foi o produtor rural Nelson Roque Kappes, que conquistou a vitória apresentando um pé de soja com 12.648 vagens e levou para Santa Carmem-MT uma moto zero quilometro, em segundo lugar ficou o produtor Pedro Beppler de Sapezal –MT, com 7.139 vagens, em terceiro lugar ficou o produtor Milton Xavier dos Santos de Santa Carmem-MT, com 6.812.

Na categoria municipal o grande ganhador foi o produtor rural Almir Matoso Batista, o Miroca, que além de uma moto zero quilometro, ganhou uma viagem para os Estados Unidos como prêmio surpresa oferecido pela Aprosoja, Miroca conseguiu produzir 8.742 vagens em seu pé de soja, em 2º lugar ficou o produtor Edemir Benites Viana com 8.130 vagens, em 3° lugar ficou a produtora Cleimes Bronel Pena com 6.936 vagens, em 4° lugar ficou o produtor Edemar de Souza, com 5.656 vagens, em 5° lugar ficou o produtor Nelsi Zanella com 5.600 vagens, em 6° lugar ficou o produtor Eduardo Oliveira, com 5.211 vagens e em 7° lugar ficou o produtor Augusto Conte com 3.938 vagens.

Ao final do Concurso ainda foi sorteado um carro zero quilometro através do Bingo entre todos os participantes, onde o Produtor Rubens do Bom Fim foi o sortudo que faturou o prêmio.

Para o prefeito Itamar Bilibio a festa foi um sucesso, pois contou com a participação de toda a população lagunense além dos visitantes de outras cidades, estados e até mesmo país que vieram prestigiar a festa, “ a festa é do povo, feita pelo povo e para o povo de nossa cidade, quero agradecer e parabenizar os patrocinadores do evento, a equipe de organização, colaboradores, expositores, e o público que se fez presente para abrilhantar ainda mais nossa festa”, finalizou o prefeito.

A festa terminou no dia 22 de abril, aniversário da cidade com várias apresentações artísticas, o baile do projeto conviver, o Festival da Canção e fechando a festa com o grandioso show da Banda Mádry.