Preço ruim do milho deve estimular uma intervenção do governo federal

A expectativa pela armazenagem do grão já movimenta empresas do setor

  • Diarioms

A Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) especula uma possível intervenção do governo federal na comercialização de milho safrinha este ano, o que deve ‘travar’ o grão nos armazéns. Conforme o gerente de operações da companhia em Mato Grosso do Sul, Nilson Azevedo Marques, a possibilidade existe por causa do preço, que está muito abaixo do esperado. “Já nos preparamos para essa possibilidade, que pode sim vir a acontecer por causa do preço ‘obscuro’ que estamos vendo nesta safra, por causa da dependência direta de números internacionais que influenciam diretamente nisso”, aponta Marques.

Ainda de acordo com a Conab, se houver a intervenção do Governo por causa da estagnação do preço do milho safrinha, deve-se abrir espaço nos armazéns do Estado. “Nessa época do ano normalmente já tem pouca soja nos armazéns do Estado, mas por problemas de preço e transporte nos portos a saída está um pouco atrasada em relação ao ano passado. Esperamos que a comercialização flua até o início da colheita”, disse o gerente de operações da companhia.

A expectativa pela armazenagem do grão já movimenta empresas do setor. “Atualmente estamos com 60% da soja expedida, comercializada. Dentro do nosso planejamento, se o preço de comercialização colaborar, queremos até o fim do mês deixar tudo pronto para receber o milho”, ressalta Gilmar Souza, analista de uma empresa de armazenagem, compra e venda de grãos que tem seis filiais no Estado.