Presidente da África do Sul toma posse para segundo mandato de cinco anos

  • Agência Brasil

O presidente eleito na África do Sul, Jacob Zuma, foi empossado hoje (24) como chefe de Estado do país por mais cinco anos, em cerimônia celebrada na sede do governo, em Pretória, e contou com a presença de mais de 40 líderes mundiais. No poder desde 2009, Zuma tomou posse depois de vencer as eleições gerais de 07 de maio, com 62,15% dos votos, pelo partido da situação Congresso Nacional Africano (CNA).

Zuma, que começa hoje oficialmente o seu segundo e último mandato, prometeu, durante discurso de posse, "fazer tudo o que faça avançar a República e se opor a tudo que possa danificá-la". Ele jurou ao assumir o cargo diante do juiz do Tribunal Constitucional, Mogoeng Mogoeng, depois da leitura do preambulo da Constituição sul-africana, e de três helicópteros do Exército Nacional terem sobrevoado o espaço com a bandeira do país.

A cerimônia contou com a presença do vice-presidente do Brasil, Michel Temer, com o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, e o presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, que foi ovacionado de pé pelos que assistiam ao evento de posse no Anfiteatro Nelson Mandela, sede do governo sul-africano. Milhares de pessoas acompanharam a cerimônia por meio de telões instalados numa das praças contíguas ao palácio do Governo.

Depois de cinco anos marcados por escândalos de corrupção em que se viu implicado, aos 72 anos, Jacob Zuma inicia hoje aquele que será - por restrição legal - o último mandato. Os maiores desafios serão a criação de emprego e o crescimento econômico.