Saiba mais sobre a importância dos bancos de leite humano

  • Agência Senado

A dona de casa Marilene Bento é doadora de leite humano. Ela conta que chegou a doar ao banco de leite mais de três litros por semana.

"As meninas do banco de leite me ensinaram a tirar o excesso até mesmo para o bebê pegar direito e aí desde a maternidade que eu venho doando, isso já vai fazer seis meses. No começo, eu doava sete potes de 500 ml.

Como ele mamava muito, quanto mais suga, mais vem leite. Então é muito importante doar porque tem muitas mães que não produzem leite no começo", destaca Marilene.

O Banco de Leite Humano é uma das principais iniciativas do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade infantil.

Os profissionais vão à casa da doadora e fornecem todas as instruções para a retirada do leite, bem como os frascos adequados para o armazenamento do alimento.

A técnica de enfermagem de um posto de coleta do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil de Brasília, Eraildes Silva, conta que os profissionais da unidade incentivam as mães a doarem e não desistir nas primeiras dificuldades.

"Um dos problemas delas é que elas acham que é difícil fazer a ordenha e aí nos mostramos para elas que de uma forma correta é muito fácil.

Nós temos a pediatra também que faz o acompanhamento dos filhos das doadoras. Quando o bebê vai completar seis meses também nós marcamos com a nossa nutricionista todo o acompanhamento para a introdução alimentar e isso também é uma forma de incentivo para que elas continuem doando", afirma Iraildes Silva.

A coordenadora das ações de aleitamento materno do Ministério da Saúde, Fernanda Monteiro, explica que o leite materno doado aos bancos de leite passa por uma preparação antes de ser oferecido ao bebê, para garantir a qualidade do alimento.

"Desde a coleta, existe todo um cuidado até que se chegue ao banco de leite humano. Esse leite vai ser pasteurizado, posteriormente, vai ser distribuído para os recém-nascidos, conforme a necessidade de cada prematuro.

Por exemplo, existem prematuros que precisam de uma dieta mais rica em proteína. Então existe a possibilidade de se avaliar esse leite. A qualidade do leite não é somente em termos microbiológicos, mas também a qualidade nutricional", explica Fernanda.

A campanha de doação de leite materno foi lançada no último dia 22 de maio. A meta do Ministério da Saúde é aumentar em 15% o volume de leite coletado no Brasil e incentivar que mais mães doem o alimento.

Para saber mais, basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo ou ligar para 136.