Aplicativo anti-insônia oferece histórias para adultos dormirem

Bucólica e relaxante na Provença: cenário de uma das histórias no aplicativo anti-insônia

  • Page Not Found/Extra
Bucólica e relaxante na Provença: cenário de uma das histórias no aplicativo anti-insônia (Foto: Reuters)
Bucólica e relaxante na Provença: cenário de uma das histórias no aplicativo anti-insônia (Foto: Reuters)

A cama macia, os lençóis de seda e a escuridão do quarto aconchegante não bastavam para que Phoebe Smith pegasse no sono. A britânica de 35 anos só venceu a insônia dormindo em barracas nadas confortáveis em locais pouco amigáveis como Himalaia, Polo Norte e florestas na Índia. Vai entender...

Os fundadores do Calm, um aplicativo gratuito de meditação e relaxamento, entenderam. Eles contrataram Phoebe para contar histórias, baseadas em suas aventuras, para fazer adultos a vencerem as temidas noites em claro.

A britânica adorou a ideia. Phoebe adaptou as histórias que contou no livro "Dormidas radicais" (tradução livre), de 2014, para torná-las armas eficazes contra a insônia, principalmente por causa de estresse. Os contos serenos duram de 25 a 40 minutos.

Como as pessoas que ouvem as histórias suaves tendem a dormir antes do fim, a autora põe os detalhes mais importantes no início.

O ritmo não obedece ao de uma história habitual que leva a um clímax e tenta prender a atenção até as últimas palavras, explicou ao site "Market Watch" a autora, que costuma ser chamada de a "JK Rowling da literatura mais lenta", em referência à criadora de "Harry Potter".

"Quando eu viajo, eu escrevo com todos os sentidos", afirmou.

A narração para o Calm, que já teve 40 milhões de downloads desde o lançamento, concentra-se em detalhes sensoriais e linguagem é relaxante. Uma delas, narrada pelo ator e comediante Stephen Fry, foca na tranquilidade poética do verde e dos aromas suaves da região francesa de Provença. Mais eficaz que calmante tarja preta...

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.