Juiz decreta prisão preventiva de grupo acusado de planejar roubos em Dourados

Três homens e uma mulher foram presos no sábado quando assaltariam mulher no Izidro Pedroso, segundo investigações do SIG da Polícia Civil

  • André Bento e Sidnei Bronka
Jonya é apontada pela polícia como mentora dos planos criminosos (Foto: Adilson Domingos)
Jonya é apontada pela polícia como mentora dos planos criminosos (Foto: Adilson Domingos)

O juiz Luiz Alberto de Moura Filho, titular da 1ª Vara Criminal de Dourados, decretou a prisão preventiva - sem prazo para acabar - de um grupo acusado de planejar série de roubos na cidade. As quatro pessoas - três homens e uma mulher - haviam sido presas em flagrante ocorrido no sábado (14), após monitoramento feito pelo SIG (Serviço de Investigações Gerais) da Polícia Civil.

Marcos Carvalho dos Santos, de 40 anos, Igor França dos Santos e Jonas Souza Rocha da Silva, ambos de 19 anos, foram flagrados dentro de um carro com toucas ninja e um revólver calibre 38. Segundo os investigadores, eles estavam estacionados na frente de uma casa na Rua Alberto Leopoldo de La Cruz, no bairro Izidro Pedroso, onde pretendiam roubar uma mulher.

Na mesma ocasião, mas numa quitinete na Rua Izzat Bussuan, na Vila Rosa, foi detida como mentora do crime Jonya Lúcia Trotte Couto, de 52 anos. Conforme as investigações do SIG, ela é membro de uma facção criminosa que atua no Complexo da Penha e no Morro da Chatuba, no Rio de Janeiro.

Grupo foi preso pela Polícia Civil no sábado (Foto: Adilson Domingos)
Grupo foi preso pela Polícia Civil no sábado (Foto: Adilson Domingos)

Na tarde de segunda-feira (16), o grupo foi levado até o Fórum de Dourados para a audiência de custódia. Diante das informações recebidas da Polícia Civil, o magistrado manteve o flagrante "por estar formal e materialmente em ordem" e decretou a prisão preventiva dos quatro "para garantia da ordem pública e visando assegurar a futura aplicação da lei".

Os planos do grupo de promover uma série de roubos em Dourados foram frustrados graças às investigações da Polícia Civil. Investigadores monitoravam uma quitinete na Rua Izzat Bussuan, na Vila Rosa, onde morava Jonya, apelidada de "madrinha".


O SIG apurou que essa mulher estaria articulando assaltos na cidade e no sábado acompanhou a chegada nesta quitinete de um Golf de cor vinho com placa de Dourados, conduzido por Marcos Carvalho dos Santos, de 40 anos, o "gago", morador no Parque das Nações II.

O motorista do veículo deixou na quitinete Igor França dos Santos, de 19 anos, apelido "HG", e Jonas Souza Rocha da Silva, de 19 anos, popularmente conhecido como "meio quilo", ambos de Itaporã.

Policiais seguiram o monitoramento e no início da noite de sábado os três homens saíram da quitinete de "madrinha" e começaram a trafegar por vários bairros de Dourados. Eles chegaram à Rua Alberto Leopoldo de La Cruz, no Izidro Pedroso, e ali ficaram parados na frente da casa de uma mulher, à espera da vítima.

Os policiais que realizavam o monitoramento da quadrilha abordaram o veículo e encontraram os três homens com toucas ninja e um revólver calibre 38. Logo em seguida foram à casa da "madrinha" e prenderam ela. No local foram apreendidos aparelhos de telefonia celular com mensagens dela articulando crimes na cidade.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.