Polícia Militar recupera caminhão roubado em MS que tinha como destino a Bolívia

  • Assessoria/PM-MS
Polícia Militar recupera caminhão roubado em MS que tinha como destino a Bolívia

A guarnição da força tática do 6º BPM estava em patrulhamento ostensivo preventivo pela parte alta da cidade quando foram abordados por três cidadãos, sendo que um deles estava falando ao celular. Um deles relatou que seu caminhão havia sido roubado um dia antes e que um dos suspeitos estava naquele momento negociando a entrega do veículo. Foi presenciado pelos policiais a tentativa de extorsão que o criminoso estava tentando por meio do celular. Todavia, conforme a negociação transcorria a equipe percebeu que era possível que aquele indivíduo ao celular estava falando de dentro de uma penitenciária e estava blefando e nem mesmo estava na posse do caminhão, pois na tentativa de recuperar o veículo eles haviam divulgado nas redes sociais a foto do caminhão e também o telefone para contato.

Sobre as circunstâncias do crime, a vítima de 51 anos a qual estava no Estado de São Paulo, relatou que foi contratada para fazer um frete (mudança) da cidade de Corumbá-MS até Umuarama-PR. Ao chegar em Corumbá, conforme combinado, parou no antigo posto faroeste (posto abandonado) e aguardou. Pouco tempo depois foi abordado por um homem e uma mulher, os quais disseram que estavam ali para ajudá-lo na mudança e iriam leva-lo até o local, que era numa estrada rural. Então, ambos acompanharam a vítima e em determinado momento no meio da estrada rural pediram para parar o caminhão, pois haviam chegado. Todavia, a vítima desconfiou que iria ser roubado. Neste momento, ao parar o caminhão, saiu do matagal um terceiro indivíduo em posse de uma arma de fogo. Em ato contínuo o casal anunciou o assalto e empurraram a vítima para fora do caminhão, momento em que foi agredido e teve a arma apontada para sua cabeça. Posteriormente os autores amarraram a vítima com um cadarço de tênis e determinaram para que ele ficasse ali por pelo menos uma hora, senão o matariam.

Após certo tempo a vítima conseguiu escapar e pedir ajuda. Após tomar ciência dos fatos, a equipe de força tática resolveu realizar patrulhamento na área rural, pelo caminho que dá acesso à Bolívia, para tentar localizar o veículo roubado. Quando passava em frente a um lote foi possível ver o caminhão produto do roubo parado dentro da propriedade. Por conseguinte, foi feita uma entrada tática e abordado dentro do imóvel um homem de 43 anos. Ao ser questionado sobre o caminhão, este confessou que era produto de crime e que estava ocultando-o para posteriormente vender na Bolívia, que ainda não havia feito isso porque estava aguardando ordem de outra pessoa que estava preso.

Questionado sobre os fatos do crime, o autor disse também que ajudou no roubo e que era ele que estava na companhia da mulher quando a vítima chegou na cidade de Corumbá. Além disso, disse que uma outra pessoa estava envolvida no crime, mas que apenas forneceu a arma e uma moto para que o crime ocorresse. Essa pessoa seria um homem de 21 anos e era quem estava tentando extorquir a vítima pelo celular. Enquanto conversávamos com o suspeito de 43, este recebeu uma ligação do autor de 21 anos. Como a ligação estava no "viva-voz" foi possível ouvir o mesmo questionar sobre a demora de vender logo o caminhão. O autor de 43 relatou que o de 21 anos trabalha em um mercado, mas que na verdade ele entrega drogas para outras pessoas venderem.

Questionado sobre quem mais estava envolvido no crime, o autor confessou que no momento do crime estava ele, um outro homem e uma mulher, disse também que sabia onde a mulher estava, mas o outro homem não. Depois de averiguar o local de trabalho do autor de 21 anos, o mesmo fora localizado e foi solicitado que uma outra viatura deslocasse até o local e o encaminhasse até a delegacia para esclarecimentos dos fatos junto à autoridade policial enquanto a guarnição da Força Tática fazia diligências para localizar os demais criminosos. Com o apoio foram até um beco que fica entre as Ruas Delamare e Treze de Junho, local já conhecido em meio policial como ponto de venda de drogas. Abordaram uma mulher com as características que a vítima e o autor haviam repassado. No momento em que foi abordada a autora estava na posse de algumas substâncias análogas à entorpecentes (maconha, pasta base e cocaína). Sobre aquela droga, ela disse que havia recebido de um rapaz, sendo este o mesmo que havia tentado a extorsão para que vendesse.

Questionada sobre os fatos do roubo do caminhão a mesma negou qualquer envolvimento. Todavia, foi tirada uma foto da mesma e mandada para uma outra equipe, a qual estava junto com a vítima. Ao ver a foto, a vítima prontamente e sem dúvidas, reconheceu a suspeita como a mulher que participou do roubo. Além disso, o autor de 43 anos afirmou categoricamente que era ela mesma a sua comparsa. Depois de confrontada com as informações de reconhecimento, a mulher acabou confessando o crime e reafirmando todos os fatos já mencionados. Portanto, todas as partes, assim como o caminhão foram encaminhados até a primeira delegacia de polícia civil de Corumbá e apresentados à autoridade policial para que se tome as providências legais pertinentes ao caso.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.