Trio sequestra jovem na fronteira e mobiliza policiais de MS no Paraguai

  • Campo Grande News
Cativeiro no meio da mata do lado paraguaio foi usado para esconder refém enquanto criminosos negociavam resga... ((Foto: Divulgação/Polícia Civil))
Cativeiro no meio da mata do lado paraguaio foi usado para esconder refém enquanto criminosos negociavam resga... ((Foto: Divulgação/Polícia Civil))

Troca de tiros com criminosos, dinheiro de resgate abandonado e um homem preso. Tudo isso em uma ação envolvendo policiais brasileiros e paraguaios no país vizinho.

Essas foram algumas das cenas do sequestro de um jovem de 19 anos, filho do caseiro de uma fazenda em Bela Vista, que mobiliza agentes do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros), da delegacia do município e da Polícia Nacional paraguaia desde domingo (26). Um dos três criminosos envolvidos foi preso na tarde de ontem (28).

De acordo com o delegado Fábio Peró, do Garras, o trio vinha atuando no município e realizando assaltos em propriedades rurais, levando dinheiro e armas de fogo. Para fugir, eles sempre levavam um refém que era liberado em seguida. “Eles já tinham roubado pelo menos quatro fazendas assim. Chegam pelo rio Apa, rendem o caseiro e roubam armas, comidas e objetos de valores. Mas nesse caso, que ocorreu no domingo (26), o refém não foi libertado em seguida. O filho do caseiro, um jovem de 19 anos, foi levado”, comenta.

Para tentar não ser preso pela polícia brasileira, o trio composto por dois paraguaios e um brasileiro, fugiam sempre para o país vizinho. Eles ficaram na segunda-feira (27) em um cativeiro no meio da mata e negociando o resgate do jovem.

“Começaram pedindo R$ 100 mil, mas em negociação abaixamos para R$ 30 mil, que o proprietário da fazenda aceitou pagar. Marcamos o local no Paraguai, as equipes se posicionaram e assim que liberaram o refém fizemos um cerco rápido para tentar prendê-los. Quando conseguimos visualizar um dos autores houve troca de tiros e conseguiram fugir, mas deixando o dinheiro para trás”, detalhou Peró.

Após isso, as equipes focam nas buscas dos criminosos. “Nossa preocupação é que eles estão fortemente armados, pois em cada fazenda que roubavam, levaram armas. A vítima do sequestro disse ter visto pelo menos 10 armas de fogo dentro do barco. Nossa intenção é prendê-los e também tirar de circulação essas armas”, completou o delegado.

Ontem, o barco e o motor da vítima que também foram roubados foram localizados e a PM (Polícia Militar) da cidade prendeu o brasileiro Leomar Aparecido Alves da Silva, 31 anos, durante a tarde em Bela Vista. “Ele confessou o crime e nos confirmou a identidade dos outros dois envolvidos, que já tínhamos identificado. Ele foi preso e autuado em flagrante por roubo, extorsão mediante sequestro e associação criminosa”.

O trabalho do Garras, delegacia de Bela Vista e da Polícia Nacional paraguaia continua em busca dos outros dois envolvidos que provavelmente estão do lado paraguaio. Para que não atrapalhe nas investigações e buscas, a identidade dos dois paraguaios não foi divulgada pelo Garras.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.