Câmara leva ao plenário denúncias contra três acusados de tráfico de influência

Caso haja maioria simples de votos favoráveis, poderão ser abertas comissões processantes para investigar vereadores

Denúncias devem ser lidas em plenário na sessão de hoje (Foto: André Bento)
Denúncias devem ser lidas em plenário na sessão de hoje (Foto: André Bento)

A Câmara de Dourados levará ao plenário na sessão desta segunda-feira (16) as denúncias contra três vereadores por suposto tráfico de influência para beneficiar assessores e familiares em projeto habitacional. Caso haja maioria simples de votos favoráveis, 10, poderão ser abertas comissões processantes para investigar os parlamentares acusados.

Leia também:
-Programa que motivou denúncias contra vereadores já é investigado há um ano

A 94FM apurou que foram incluídas entre as matérias em deliberação os requerimentos de denúncia com pedido de abertura de Comissão Processante em desfavor dos vereadores Romualdo Rodrigues da Silva, o Romualdo Ramim (PDT), Aparecido Medeiros da Silva, o Cido Medeiros (DEM), e Cirilo Ramão Ruis Cardoso, o Cirilo Ramão (MDB).

Segundo o presidente da Câmara, vereador Alan Guedes (DEM), caso haja maioria simples de votos favoráveis, serão criadas comissões processantes com objetivo de investigar as denúncias e ao final emitir parecer pelo arquivamento do caso ou cassação do acusado.

Conforme já revelado pela 94FM, na quarta-feira (21) foram protocolizadas na Casa de Leis denúncias contra esses parlamentares que citam Inquérito Civil Público instaurado pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) para apurar irregularidades na seleção de beneficiários no Projeto Lote Urbanizado, feito pela Agência Estadual de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul em convênio assinado com a Agência Municipal de Habitação de Dourados.

Contra Cido Medeiros, o denunciante afirma haver indícios de que a prática do crime de tráfico de influência ocorreu porque a coordenadora de um movimento social por moradia teria indicado a pedido do vereador uma assessora do mesmo para ser contemplada, “sem realização das triagens por assistente social da ONG Instituto Nossa Casa de Dourados, que apenas emprestou a documentação constituitiva a Municipalidade para a assinatura do convênio com o Governo do Estado”.

Quanto a Cirilo, a denúncia diz que ele indicou um assessor parlamentar para ser beneficiário do programa, também com a chancela da líder comunitária que preside o movimento social por moradia. 

No caso de Ramin, o beneficiário do mesmo programa habitacional, por sua indicação, seria um assessor parlamentar lotado no gabinete de quem também seria primo de terceiro grau, além de outros parentes do mesmo. 

O vereador Cido Medeiros foi procurado pela reportagem da 94FM no dia da denúncia e por telefone disse estar tranquilo para provar que a denúncia não procede e alegou ter ficado surpreso.

“Eu tenho a falar que estou surpreso, não sei o que dizer de uma situação dessas, nem sabia que a pessoa que trabalha para mim tinha inscrição. Fiquei sabendo hoje. Essa denúncia para mim é infundada. Não sei qual o interesse. A minha filha foi sorteada para apartamentos há uns quatro anos e eu pedi para ela desistir por ser minha filha. Essa denúncia coloca em cheque até o Ministério Público, porque é sorteio e todo sorteio tem promotor acompanhando. Eu quero que averigue e se eu não dever o denunciante vai ter que responder”, alegou à 94FM.

Ramim também rebateu as acusações e Cirilo não se manifestou até o momento.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Lucilene

    Lucilene

    Ninguém em sã consciência vai processar pessoas por simples denúncia anônima sem provas e sem fundamento, dos 19 vereadores, um foi impedido de votar E um é presidente não vota e os outros 17 votaram contra, e quem fez a denúncia ao invés de atrasar os projetos de benefícios das população, poderia sim ir dar uma olhadinha nos hospitais e na rua coronel ponciano que está precisando de ajuda, e parar de fazer os parlamentares perderem tempo com denúncia sem provas e sem nenhum embasamento legal.

  • Lucilene Casadias

    Lucilene Casadias

    E o senhor denunciante terá que provar perante a justiça, a sua denúncia, infundada e sem provas. Para a sua informação não tenho e nunca tive nenhum contato com o rapaz que vc falou na denúncia, e segue o processo sim! Mas dessa vez o processo será contra o denúnciante, por calúnia e difamação contra minha pessoa e para você se conformar os documentos que comprovam a inocência de todos o citados e comprovam a legalidade do projeto lote urbanizado estão anexo na câmara! E a comissão foi arquivada por falta de fundamento e provas contra as pessoas citadas na denúncias😘, # chora na cama que é lugar quente! Se prepara, que tem chumbo grosso pra vc!

  • Marcos Cavalheiro

    Marcos Cavalheiro

    Lamentável que precise de 10 votos...
    Esses são os votos contra q terá pois a bancada da situação é maioria ...
    Mas o objetivo foi alcançado...segue o processo.