Com 6 mil pacientes à espera de Raio X, MPE quer saber prazo de obra no PAM

Promotor de Justiça também requereu informações sobre atendimentos prestados no Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados

Promotor quer saber quando PAM estará pronto para retomar exames de Raio X (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Promotor quer saber quando PAM estará pronto para retomar exames de Raio X (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A secretária municipal de Saúde de Dourados, Berenice de Oliveira Machado Souza, recebeu no início da tarde de sexta-feira (23) ofício do MPE-MS (Ministério Público Estadual) para informar no prazo de 10 dias úteis o prazo limite para finalização das obras tanto do PAM (Pronto Atendimento Médico) quanto do prédio em que o aparelho de Raio X deveria estar instalado. 

Esse documento integra a mais recente movimentação do Inquérito Civil número 06.2019.00000005-2, instaurado em janeiro de 2019 pela 10ª Promotoria de Justiça para “apurar a eventual ausência de serviço de exame de Raio-X na rede pública de saúde da macrorregião de Dourados/MS” e já identificou mais de seis mil pessoas nessa fila de espera. (clique aqui para ler mais)

Naquela mesma data, o promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior também determinou que o presidente do Instituto Acqua (Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental) encaminhe também no prazo de 10 dias úteis “a listagem quantitativa dos pacientes que realizaram o exame de Raio X, a partir da data 06/06/2019”.

Essa entidade foi contratada pelo Governo do Estado por R$ 4.296.000,00 para administrar o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, que pode vir a ser utilizado para realização dos exames de Raio-X. Essa possibilidade já chegou a ser cogitada no decorrer das investigações, mas o Gamp (Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e a Saúde), que gerenciada a unidade hospitalar, rompeu o contrato.

A 94FM apurou ainda que no dia 6 de agosto foi realizada reunião entre gestores municipais e estaduais de saúde na 10ª Promotoria de Justiça, ocasião em que a Secretaria de Dourados revelou existirem 6.537 pacientes na fila de espera pelo exame de Raio X.

Para atender essa demanda, o Instituto Aqcua assumiu a meta de 60 pacientes por mês, mas relatou ter ampliado para 180 esse número com a demanda interna da própria entidade.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde informou ter reajustado a pactuação com o Hospital da Vida e com o Hospital Universitário para um total de 840 exames por mês a partir de 16 e 20 de julho, respectivamente.

Contudo, é relatado na ata que “o representante da Secretaria Estadual de Saúde informou que não recebeu o rol de procedimentos repassados pela Secretaria Municipal de Saúde, tampouco recebeu notícias sobre a existência de um plano de contingencia pelo gestor local enquanto a realização de exames de Raio X no PAM foi paralisada em função das obras de reforma que ali se iniciaram”.

O documento acrescenta que “os representantes da Secretaria Municipal de Saúde discordaram” e disseram “sobre as obras de reforma do PAM” que dois blocos estariam prontos em cerca de 45 dias, “o que permitirá a retomada dos exames de Raio X na unidade, com a mesma frequência de antes, que era algo em torno de 1.500 procedimento/mês, mas sem prejuízo de reforço de Raio X no Hospital da Vida e mesmo com parcerias de Secretarias Municipais de Saúde de cidades vizinhas”.

Diante dessa alegação, foi deliberado que a Prefeitura de Dourados deveria provocar parcerias com outros municípios próximos para atender pacientes representados, no caso, os municípios de Itaporã, Fátima do Sul (Hospital Sias), Caarapó e Rio Brilhante. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.