Embrapa confirma: agosto foi mais seco e quente do que a média em Dourados

Em dia com umidade relativa do ar abaixo de 20%, militares do Corpo de Bombeiros atenderam cinco ocorrências de incêndio em 12 horas

Mais seco e quente do que a média, agosto teve série de incêndios em Dourados (Foto: André Bento)
Mais seco e quente do que a média, agosto teve série de incêndios em Dourados (Foto: André Bento)

Quem mora em Dourados sentiu na pele e já desconfiava. Mas nesta quarta-feira (4) a Embrapa Agropecuária Oeste confirmou com dados estatísticos: recém-encerrado, agosto de 2019 foi mais quente e seco do que a média histórica calculada com base em 40 anos de monitoramento climático no município. 

Assinado pelo agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz, o mais recente Boletim Guia Clima aponta que agosto, após junho e julho, é o mês com menos chuva na região de Dourados.

“No entanto, em 2019 as chuvas em agosto foram ainda menores, apenas 10 mm, 23% da média histórica, 44 mm. Houve somente quatro dias chuvosos e a maior chuva foi 6 mm, em 7 de agosto”, detalha

A 94FM apurou no banco de dados da Embrapa que esse foi o agosto mais seco desde 2013, quando o índice pluviométrico não passou de 4.2 milímetros.

Essa falta de chuva deixou baixa a umidade relativa do ar no município, com seu menor índice apurado às 13h29 do dia 30, quando despencou para 16%, classificado como de alerta por riscos à saúde humana.

No início daquela noite, pouco depois das 19h, militar do 2° GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) acionado para combater um incêndio na região do Loteamento Flor de Lis revelou à 94FM que aquela já era a quinta ocorrência semelhante naquele mesmo plantão, iniciado às 8h. (clique aqui para relembrar).

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, o número de ocorrências de incêndios atendidas no Estado “cresceu 45% na comparação janeiro a agosto de 2017 com 2019, saltando de 3.151 casos para 4.576”.


Além da falta de chuva, agosto também teve temperaturas mais elevadas do que o normal, segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste. “A temperatura média em Dourados foi 21,2°C, quase um grau superior à média histórica de agosto, 20,3°C”, informou.

O agrometeorologista revelou ainda que a média das máximas foi 29,4°C, mais de um grau superior à normal, 28,2°, e em 15 dias foram registradas temperaturas superiores a 30°C, com máxima de 36,2°C em 30 de agosto, enquanto a média das mínimas foi 13,9°C, praticamente igual à média do mês, 13,8°C, e a temperatura mínima foi 2,7°C e ocorreu em 4 de agosto.

“A temperatura mínima na região sul de Mato Grosso do Sul foi registrada em Rio Brilhante, -1,1°C, em 4 de agosto. A temperatura máxima também ocorreu em Rio Brilhante, 38,6°C, em 30 de agosto”, finalizou.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.