Fim das aulas no período noturno ocorreu porque teve diminuição de estudantes matriculados, relatou SED

De acordo com a SED, não houve fechamento, mas sim reordenamento na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo.

  • Karol Chicoski
Período noturno da escola fechou - Reprodução/Google Maps)
Período noturno da escola fechou - Reprodução/Google Maps)

A comunicação da Secretaria Estadual de Educação informou à reportagem da 94FM na noite de ontem (18) que não houve fechamento, mas sim reordenamento na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, onde não terá mais aulas no período noturno. De acordo com a SED, os estudantes serão atendidos em outras unidades.

Ainda conforme a Secretaria, os alunos não precisam realizar a rematrícula, porque serão, automaticamente, reordenados para os novos destinos, que são nas unidades educacionais Escola Estadual Presidente Vargas e CEEJA-MS (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados).

Questionada pela reportagem da 94FM sobre o fim das aulas à noite na escola, a SED disse que “desde 2015, a rede estadual de ensino passa por um processo de reordenamento, motivado pela diminuição do total de estudantes matriculados nos últimos dez anos. Entre 2010 e 2018, esse número atingiu o quantitativo de 53 mil estudantes a menos em todas as etapas ofertadas pela REE. Em função disso, a Secretaria de Estado de Educação (SED) decidiu pela transferência das turmas noturno da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, ensino médio para a Escola Estadual Presidente Vargas, e os estudantes do EJA, para o CEEJA-MS.” 

A SED relatou ainda que “o processo de reordenamento consiste na transferência da oferta de determinadas turmas para outras unidades escolares, em localidades próximas, sempre com o objetivo de minimizar o impacto para os estudantes. Salientamos que este processo segue em curso e que todas as medidas serão comunicadas pela Secretaria de Estado de Educação (SED) e também pelos canais do Governo do Estado.

O governo relatou ainda que são 143 estudantes do ensino médio e EJA que estudam no período noturno, e não 180 conforme a 94FM anunciou ontem.  

O CASO

Alunos da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, localizada no Jardim Caramuru, entraram em contato com a reportagem da 94FM na manhã de ontem (18) para reclamar do fechamento da unidade escolar no período noturno.

De acordo com eles, quando chegaram na escola na quarta-feira, foram comunicados que as aulas no período da noite não iriam mais existir.

A reportagem da 94FM apurou que o governo do estado de Mato Grosso do Sul avisou sobre a decisão no dia 9 de julho e os alunos foram avisados na quarta-feira (17), quando retornaram das férias.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Sandra

    Sandra

    Esses governantes não estão nem aí pro povo. Absurdo!