Nova denúncia faz MPE pedir resposta da prefeita sobre excesso de nomeações

Documento enviado ao Ministério Público Estadual aponta suposta irregularidade no número de cargos comissionados ocupados por servidores nomeados em Dourados

Prefeita Délia Razuk (PR) deverá responder MPE sobre denúncia de irregularidades em nomeação de servidores (Foto: André Bento/Arquivo)
Prefeita Délia Razuk (PR) deverá responder MPE sobre denúncia de irregularidades em nomeação de servidores (Foto: André Bento/Arquivo)

A prefeita Délia Razuk (PR) foi oficiada pelo MPE (Ministério Público Estadual) a prestar esclarecimentos sobre uma nova denúncia de irregularidades com excesso de servidores nomeados na Prefeitura de Dourados. O ato faz parte de investigação iniciada em março para apurar “eventuais irregularidades na adoção de medidas visando a adequação dos gastos com pessoal à lei de responsabilidade fiscal, em prejuízo da continuidade de serviços essenciais para a população do município”. 

Leia também:
-Alvo de processo, procuradora-geral do município de Dourados deixa o cargo

Assinado pelo promotor Ricardo Rotunno, da 16ª Promotoria de Justiça, o ofício 0508/2018/16PJ/DOS foi recebido pela chefe do Executivo municipal no dia 28 de maio. A comunicação estabeleceu prazo de 10 dias úteis para a gestora apresentar manifestação sobre uma denúncia de fato que aponta descumprimento ao disposto nos artigos 37, V, da Constituição Federal c/c 67, além da Lei Complementar Municipal número 329/2017.

DENÚNCIA ANÔNIMA

O documento enviado pelo promotor que atua na defesa do patrimônio público e social foi motivado por uma denúncia anônima protocolizada no final de fevereiro, que aponta irregularidades no quadro de servidores comissionados (que ocupam cargos de livre nomeação). A 94FM apurou que foi enviado ao MPE um relatório detalhado indicando a existência de 537 cargos em comissão ocupados (de um total de 640) até fevereiro passado na Prefeitura de Dourados.

QUANTIDADE MÍNIMA

Embora destaque não haver problemas neste número, a pessoa denunciante cita que a Constituição Federal “estabelece que uma quantidade mínima de cargos em comissão deve ser preenchida por servidores efetivos” e menciona a legislação municipal responsável por regulamentar o tema, ao estabelecer que essa proporção deve ser de 20%.

Denúncia aponta irregularidades nas nomeações de servidores na Prefeitura de Dourados (Foto: A. Frota)
Denúncia aponta irregularidades nas nomeações de servidores na Prefeitura de Dourados (Foto: A. Frota)
Segundo a denúncia, embasada em dados apurados no Portal da Transparência do município, “dos 537 cargos públicos em comissão ocupados, apenas 37 estavam/estão sendo preenchidos por servidores efetivos”. Ela ainda apresenta um cálculo para lembrar que caso os 640 cargos em comissão estivessem ocupados, no mínimo 128 deveriam ser por servidores efetivos. Como são 537 ocupados, “no mínimo 107 servidores efetivos deveriam ocupar os cargos”.

“Diante dos dados que foram conseguidos através do portal da transparência de Dourados/MS por meio eletrônico, percebe-se que o município não está cumprindo o quantitativo mínimo de servidores efetivos em cargos de comissão”, pontua a pessoa denunciante na notícia de fato enviada ao MPE.

MÉDICOS

Esse mesmo documento também levanta dúvidas sobre a regularidade em contratos temporários de médicos. Embasado nos dados de fevereiro deste ano, menciona a existência de 56 cargos de médicos contratados temporariamente, sendo que 16 são cargos de médico clínico geral e 24 para médico generalista, totalizando 40 cargos, fora outras especialidades.

Em igual período de 2017, a pessoa denunciante apurou 71 cargos de médicos contratados temporariamente, sendo 9 de clínicos geral e 43 de médico generalista, totalizando 54 cargos, fora outras especialidades. “Alguns servidores temporários tem vínculo com o município há alguns anos, contudo em pesquisa a sites eletrônicos não existe notícia que a prefeitura adota qualquer tipo de processo seletivo para selecionar profissionais (como é o caso na contratação de servidores nos cargos de professores), e diante da relação dos cargos de médicos de fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018, percebe-se que não houve mudanças drásticas em relação ao quantitativo e aos cargos, aparentemente não existindo a necessidade temporária do contrato e sim de forma permanente (sic)”, conclui.

INVESTIGAÇÃO

Prefeita Délia Razuk já foi alvo de recomendação do MPE para cortar servidores nomeados e salvar Samu (Foto: A. Frota)
Prefeita Délia Razuk já foi alvo de recomendação do MPE para cortar servidores nomeados e salvar Samu (Foto: A. Frota)

Essas informações foram apuradas pela 94FM no Inquérito Civil nº 06.2018.00000850-7, instaurado no dia 14 de março pelo promotor Ricardo Rotunno. Originalmente, o procedimento foi motivado por informações contidas na matéria “Samu de Dourados pode paralisar atividades por falta de médicos”, na qual servidores que atuam no órgão apontam sobrecarga de trabalho por falta de profissionais, já que a administração municipal alega não poder contratar em função da Lei de Responsabilidade Fiscal, que fixa limite de gastos com pessoal.

Diante dessas informações, uma recomendação conjunta foi expedida à prefeita Délia Razuk pelos promotores Ricardo Rotunno, Eteocles Brito Mendonça Dias Júnior e Luiz Gustavo Camacho Terçariol. O documento publicado no dia 15 de março prevê a exoneração de servidores nomeados em cargos de confiança para que o município economize recursos e possa garantir a continuidade da prestação de serviços essenciais, como o do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Antonio

    Antonio

    Wagner, eu acho (dessa vez é achismo assumido) que possivelmente o MP está bombando a gestão atual de ações devido a inúmeras denúncias que estão bombando nas Promotorias. E pode ter certeza, vai chegar mais e melhor embasada. Lançamos uma denuncia aqui, outra ali e nada parece surtir efeito. Talvez fazendo uma denuncia com detalhamentos e embasamentos jurídicos complexos eles compreendam a importância de ações mais complexas (redundantemente falando). É bom unir forças para que, quem sabe, surtir o efeito desejado por muitos que prestaram o concurso e aguardam o cumprimento da lei. Nepotismo, favoritismo e camaradagens políticas estão por trás desse número medonho de contratados e comissionados na gestão. E como já publicado nas midias, só temos mais seis meses e até o presente momento não se ouve um pio sobre a possibilidade de estender o certame por mais dois anos (algo também previsto em lei, mas que fica infelizmente a critério da gestão).

  • lia

    lia

    VERGONHA DOURADOS BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

  • Rodrigo

    Rodrigo

    kkk, é cada uma que aparece, esse ANDERSON P. deve ter tomado gasolina hj de manha no lugar de café kkkk... se liga mano, ambos estão tecendo criticas a essa Gestão medíocre e insatisfatória da Nossa Prefeita, em momento algum eles disseram ser favoráveis as atrocidades que ela e toda a sua corja estão cometendo, mas vc sim, parece estar a favor dela kkk... criticando tanto assim o Prefeito anterior, pra mim, os dois são farinha do mesmo saco... isso sim... mas de boa, leia primeiro os comentários, pra depois não passar vergonha kkk

  • Roberto

    Roberto

    Anderson P.
    Por gentileza, leia comentários anteriores. Não fale bobagens.

  • Anderson P.

    Anderson P.

    Esse Roberto e Wagner desse ser capaxos da dona Prefeita p se preocupar com gestão anterior, pois na gestão anterior o MP pediu a realização de concurso e o prefeito nao só atendeu como mudou os salários dos servidores com o PCCR o msm que a dona prefeita na época vereadora aprovou e agr fica qrendo tirar os direitos nossos servidores aos poucos e com o concurso realizado ficou p nova gestão da continuidade na chamada coisa q ela n faz. Só tá enchendo o bolso igual qnd fala q a prefeitura n tem dinheiro p tampa os buracos, Lembro da notícia em qse toda mídia da nossa cidade q o prefeito passado tinha pegado com a caixa economica grana p recapiar e asfalta todos os bairros da nossa cidade e muitos falando q ia sobra p nos pagarmos e saiu e deixando o dinheiro em caixa p nova gestão e simplesmente sumiu a grana e os bairros estão sem asfalto ainda e as ruas intransitáveis e a fala da prefeitura é q n tem dinheiro como sempre.

  • Roberto

    Roberto

    A pergunta que não quer calar: "porque será que os comissionados do Murilo ainda continua?"

  • Wagner

    Wagner

    O Ministério Publico ressuscitou hein, ficou 6 anos sem fiscalizar o prefeito Murilo e agora está mostrando serviço mas porque será só agora???

    Essa pergunta não quer calar

  • Reginaldo

    Reginaldo

    BOM DIA
    Isso era previsto, ( Dourados nas suas origem,).....Enquanto o Povo de Dourados não saber votar , ou votar por interesse, Dourados vai ficar assim!!!!!! NÃO VAI EVOLUIR NUNCA, ENQUANTO O ESTADO E OS MUNICÍPIOS ESTIVEREM SEMPRE NAS MÃOS DAS MESMAS PESSOAS NO COMANDO NÃO VAI EVOLUIR....

  • Rodrigo

    Rodrigo

    Como assim ROBERTO, protocolado um Documento dizendo que não tem obrigações de chamar mais nenhum aprovado, e as vagas PURAS EM ABERTO, ocupadas por DGAS, essa Prefeita deve estar de brincadeira com a nossa cara, so pode, vai ver que vai querer fazer outro concurso pra arrecadar mais dinheiro para o bolso deles, vou ser sincero, tenho VERGONHA de ter votado nela, e estou começando a ter vergonha de ser Douradense, aqui ainda terra de coronéis, e nos pobre mortais, nada podemos fazer, estou Perdendo até fé no MP infelizmente...

  • anderson.santos

    anderson.santos

    concursos realizados com pessoal aguardando: medicos professores... sub emprego praticamente escravo devido terceirizados nos serviços de atenção básica (urgencia e emergencia). e educação.

  • jesca

    jesca

    tem dentista amigo dela podre rico faz o que quer e tem muitos que estudou tem que pagar fies,fez concurso e passou nao foi chamado,tambem acho que ministerio publico tem que assumir prefeitura

  • ROBERTO CARLOS JR

    ROBERTO CARLOS JR

    Rodrigo. Boa. Concordo também. Solução plausível é um limpa. Mas, parece que a Prefeita não é PREFEITA. A impressão que dá que é um ventríloquo. Oras, se sou prefeito, quero saber tudo sobre a prefeitura. Eu mesmo teria já feito um estudo para saber quem são os CARRAPATOS grudados desde de GESTÕES anteriores. E se algum secretário demonstrasse morosidade eu demitiria na hora. MAS, é do interesse se fazer de LESADA!!! Tá na hora de o MP fazer um levantamento nas contas de TODOS os secretariado, para entender melhor a morosidade em DEMITIR esses comissionados. Há um processo que foi protocolado ONTEM no Fórum da nossa Dourados, em um secretário diz que a prefeita relata, NÃO SER OBRIGADA A CONVOCAR MAIS NENHUM APROVADO. Oras que absurdo um troço desses, quem não dá conta de governar pede pra sair.

  • Rayan

    Rayan

    Cabos eleitorais comadres compadres Candidatos a vereador parentes de vereador ex vereador seu irmão e tio... Todos com cargos e bom salário para não produzir nada para o povo. A Folha de pagamento é tão grande que ocupa mais da metade da receita do município mas a culpa é do PCCR. Não sobra para investir na cidade por isso nao vemos nenhuma obra da prefeitura até o tapa buraco é com verba do estado. Mas fazer o que nos votamos e temos o governo que merecemos.

  • Rodrigo

    Rodrigo

    Roberto, até concordo com vc, vem sim trabalhando para acabar com essas lambança que vem acontecendo, mas não esta surtindo efeito, desde quando ela assumiu continua assim, todas as nomeações foram na base de liminar obrigando, o MP está perdendo a credibilidade pq a atuação não esta resolvendo, tinha é que exonerar todos os contratados e passar um pende fino em todos os setores, convocar os aprovados e somente depois e se havendo necessidade contratar os comissionas. Penso ser a unica forma de se resolver essa situação.

  • PU9LSM

    PU9LSM

    Na secretaria que eu trabalho está cheio... Todas as secretarias esta. Esse é o compromisso com as pessoas!!!

  • Roberto

    Roberto

    MP vem trabalhando arduamente para romper com os mandos e desmandos da atual prefeita. Acredito que haverá mudanças no próximo dia. Isso só demonstra o quão a máquina pública é utilizada para o bel prazer de alguns. Mas, na nossa querida DOURADOS esse prazer vai além do racional. As pessoas que detem cargos de gestão, não pode utilizar os mesmo com latrina. FALTA VERGONHA NA CARA. De todos que lá estão. O pior, é o mesmo paneleiro lutador, que vai as ruas com camiseta verde e amarelo, é o mesmo que trabalha como COMISSIONADO. Tão corrupto é quem se presta a este papel, sabendo e usufruindo de cargos que são de quem prestou provas de concurso. Mas, o maior descalabro é ver, cargos comissionados ocupados por quem fez concurso foi reprovado OU passou longe das vagas, sendo ocupados por esses VAGABUNDOS.

  • Rodrigo

    Rodrigo

    blá blá blá, mais uma ação que não vai dar em NADA, é sabido que a Nossa Prefeita esta Cagando e Andando para o MP, não respeita as recomendações, não atende prazos, não faz nada, literalmente não esta nem ai para o MP, e o que acontece, heim ... kkk, NADA, o MP se cala, se omite diante de tanto descaso, lamentável...