Presidente da Funsaud diz que sistema de saúde atingiu limite e alerta douradenses

Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados é responsável pela administração da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e Hospital da Vida

UPA 24 Horas agora atende exclusivamente casos de Covid-19 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)
UPA 24 Horas agora atende exclusivamente casos de Covid-19 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

O diretor-presidente da Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados), Jairo José de Lima, declarou que o sistema de saúde do município atingiu o limite, sem capacidade de ampliação física, estrutural ou humana, e alertou a população para que adote medidas preventivas contra o novo coronavírus.

Leia também:
-Dourados tem 80 leitos de UTI ocupados por pacientes com Covid-19 e 59 na fila

“Nós chegamos ao nosso limite de expansão do sistema de saúde, não temos mais capacidade física, de estrutura, nem humana, que são os trabalhadores que administram esses leitos. Agora precisamos que as pessoas redobrem os cuidados com a biossegurança, evitem sair de casa e se cuidem”, declarou, conforme divulgação feita na tarde desta terça-feira (1) pela prefeitura.

Desde 2014, a Funsaud é responsável pela administração da UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento) e Hospital da Vida, que somente nos 10 dias recentes atenderam, juntas, 1.192 pessoas em busca de socorro médico.

“Do total de atendimento, foram 450 na UPA e 742 atendimentos no Hospital da Vida. Do HV, 615 foram feitos no ambulatório e 127 representam números de internados entre casos de Covid e outras patologias. Ainda, neste período cerca de 300 receberam alta médica”, detalhou a administração municipal.

A informação foi divulgada para ilustrar que a gestão local “não tem conseguido mais ampliar os postos de atendimento e precisa do apoio da população para reduzir os índices de internação no município”.

“Este é um momento delicado da pandemia no município, o lockdown é uma medida de emergência que tem sido adotada para tentar conter os casos da doença e frear essa onda de mortes. Mas, para dar certo, nós precisamos que a população se conscientize, não promovam aglomerações e fiquem em casa”, pontuou o dirigente da Funsaud.

Conforme já noticiado pela 94FM hoje, Dourados tem 80 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados por pacientes diagnosticados com o novo coronavírus e 59 pessoas na fila de espera por uma vaga pelo SUS (Sistema Único de Saúde), cuja ocupação permanece em 100% há mais de dois meses.

Segundo a prefeitura, na ala Covid da rede pública, a área vermelha tem uma média de oito pacientes no setor, divididos entre casos suspeitos e já confirmados. “Já na ala amarela, estão 18 pacientes, maior número registrado nos últimos 10 dias. Devido ao aumento da demanda e para contemplar todos os pacientes, a Funsaud expandiu a ala amarela, para o que seria a ala verde na UPA, que hoje atende apenas Covid”, revela.

Dos quatro óbitos de moradores locais confirmados nesta terça-feira, dois ocorreram na UPA. Com 32.233 diagnósticos da doença, o município tem 29.294 habitantes recuperados, mas amarga 517 vidas perdidas entre moradores locais. Por ser polo regional e referência em alta e média complexidade para uma macrorregião com aproximadamente 800 mil habitantes, Dourados também computa 298 óbitos de pacientes vindos de outras localidades.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Lucy pinheiro da Silva

    Lucy pinheiro da Silva

    Só não dá pra entender se Dourados atende Dourados e região ,por que só Dourados em lokidal o ideal seria que os municípios de Dourados tbm entrasse em lokidal

  • van

    van

    Senhor prefeito, ontem foi buscar policiais, por favor busque médicos, enfermeiros, produtos hospitalares, cuide da população, estamos apavorados