Professora sai de licença, secretaria não repõe e deixa alunos sem aulas
Direção da escola disse ter alertado Secretaria de Educação no final de junho, mas falta de nova profissional para substituição afetou estudantes do 4º ano

Pais e responsáveis por alunos do 4º ano C da Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, no Parque Alvorada, foram surpreendidos com aviso de que não há professor para atender as mais de 30 crianças matriculadas nesta turma. Conforme a direção escolar, a professora titular está em licença maternidade desde o dia 2 de julho e a Secretaria de Educação não designou substituta mesmo avisada ainda no final de junho.
Colados nos cadernos das crianças – com idades entre 9 a 10 anos -, bilhetes confeccionados na tarde de terça-feira (7) na escola comunicam que não haverá aulas a partir desta quarta-feira (8). Enquanto não há respostas dos gestores ligados à Prefeitura de Dourados, esse grupo de estudantes do Ensino Fundamental segue sem saber quando poderá voltar à sala de aula.
“Senhores pais ou responsáveis. Comunicamos que a partir de amanhã (08/08/2018) o 4º ano C não terá aula. Motivo: A professora titular da sala encontra-se em Licença Maternidade, desde 02/07/2018 e a prefeitura não designou substituta para assumir as aulas. Mesmo tendo sido protocolado o pedido no dia 27/06/2018”, relata o bilhete obtido pela 94FM.
A 94M não conseguiu contato com o secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, até a publicação desta matéria. Caso ele tenha interesse em manifestar-se, o espaço segue aberto desde já.
Alvo da Ação Civil Pública número 0809414-80.2017.8.12.0002, na qual o MPE-MS (Ministério Público Estadual) denunciou irregularidades na contratação temporária de professores, a Prefeitura de Dourados enfrenta problemas para manter as aulas desde o início do ano letivo, em 15 de fevereiro. Queixas de pais e mães cujos filhos foram dispensados das escolas por falta de educadores suficientes ocorreram durante todo o primeiro bimestre.