Energisa é multada em R$ 100 mil por infringir Código de Defesa do Consumidor

No total, foram emitidas 14 multas à Energisa, somente no mês de fevereiro, entre os dias 12 a 25.

  • Karol Chicoski
Conta de luz - Foto: Procon-MS
Conta de luz - Foto: Procon-MS

O Procon-MS multou a Energisa, empresa que atente 94 dos 97 municípios sul-mato-grossenses, em R$ 101.393,25 após detectar descumprimento em vários artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), constatando irregularidades nas cobranças efetuadas.

No total, foram emitidas 14 multas à Energisa, somente no mês de fevereiro, entre os dias 12 a 25, época em que as reclamações dos consumidores tiveram um aumento nunca registrado no Estado com contestações aos valores considerados abusivos cobrados pela distribuidora de energia.  

Leia também:
Energisa recebe prazo de 10 dias para explicar aumento nas contas de luz

Conforme o Procon, que divulgou a informação na manhã desta quinta-feira (7), “a conduta da empresa distribuidora de energia elétrica tem, costumeiramente, rompido a boa fé e abusado da vulnerabilidade do consumidor o que caracteriza prestação irregular de serviços”. 

O Procon-MS informou ainda que, as infrações, na maioria, “tratam da harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com as necessidades de desenvolvimento de modo a viabilizar os princípios da ordem econômica sempre com base na boa fé e equilíbrio nas relações consumidor/fornecedor. Tratam, também das práticas abusivas, bem como da obrigatoriedade de ressarcimento em dobro do que for cobrado irregularmente".

Dourados

Só em Dourados, em duas semanas, entre os dias 7 e 24 de janeiro, o Procon registrou 106 reclamações contra a Energisa. Na maioria dos casos, os valores nas contas dobraram.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Queyla

    Queyla

    Olha é uma empresa q nos ultimos tempos foi a pior em tudo. Abusiva em juros e esta ate ja mandando cobranca muito antes do prazo. Bom o q eu tenho a dizer pessima. As vezes ficamos por mais de quatro horas sem energia sem aviso. Péssima.

  • Ana Qualli

    Ana Qualli

    Aqui na gleba nova esperança município de jatei ta assim. Vo espera a vistoria e vou no Procon também isso não pode continuar😠😡

  • ALESSANDRO

    ALESSANDRO

    KKKK OQUE E 100000,00 PRA QUEM ROUBOU MIHLOES EM UMA PANCADA SO . BRINCADEIRA .