Postos de saúde limitam atendimentos em Dourados por causa de salários atrasados

A 94FM apurou que somente casos de emergência são recebidos para os encaminhamentos necessários

UPA e UBS concentram atendimentos que Hospital da Vida deixou de fazer neste mês (Foto: Divulgação/Prefeitura)
UPA e UBS concentram atendimentos que Hospital da Vida deixou de fazer neste mês (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Profissionais das UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Dourados limitaram os atendimentos na tarde desta quinta-feira (12) em protesto contra o atraso no pagamento dos salários. A 94FM apurou que somente casos de emergência são recebidos para os encaminhamentos necessários. 

Trabalhadores ouvidos pela reportagem revelaram que esse ato tem apoio de médicos, enfermeiros e dentistas, parte do grupo do funcionalismo público municipal afetado pelo escalonamento da folha.

Na segunda-feira (9), a prefeita Délia Razuk (sem partido) foi notificada pelo Sinsemd (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Dourados) para pagar os salários devidos no prazo 72 horas e evitar greve geral do funcionalismo público.

A prefeitura anunciou no início do mês que somente trabalhadores com salários líquidos até R$ 4,1 mil receberiam em 6 de setembro, enquanto os demais teriam os vencimentos creditados nesta semana.

Por determinação da secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, desde o dia 1º de setembro está suspensa a porta de atendimento da área verde do Hospital da Vida, que agora só atende casos de “trauma, urgência e emergência de média à alta complexidade de forma regulada”.

Ao estabelecer essa mudança, a gestora indicou a UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento) as UBS Cachoeirinha, Seleta, Vila Vargas, Maracanã e Parque II, cujo funcionamento foi estendido até às 22 horas, para atendimentos que não sejam de emergência.

Procurada pela 94FM nesta tarde, a secretária municipal de Saúde não atendeu a ligação e nem respondeu à mensagem enviada com questionamento sobre a paralisação parcial dos atendimentos nas UBS.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • EAI ?

    EAI ?

    Com R$ 3.381.390,77 depositados na conta bancária do Fumdecom (Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), o Procon de Dourados foi assediado pela Procuradoria-Geral do município para custear obras no Estádio Frédis Saldivar, o Douradão.
    DINHEIRO TEM , SÓ FALTA SABEREM COMO USAR . SÓ MAIS UMA DESCULPA EM DIZER QUE VÃO USAR O DINHEIRO PRA ROUBAREM.TANTA COISA URGENTE PARA SEREM RESOLVIDAS,E QUEREM USAR EM COISAS QUE NO MOMENTO NÃO SERÃO CABIVEIS , JÁ QUE O BASICO A POPULAÇÃO NÃO ESTA TENDO . NOS POUPEM !

  • JULIANO QUEVEDO FERNANDES

    JULIANO QUEVEDO FERNANDES

    Estranho...
    Meus impostos estao em dia.