Resolução que acaba com direito de greve é sustada na Câmara por proposta de Marçal

Ordem da secretária de Educação sustada pelos vereadores previa rigoroso controle de frequência e até exoneração de educadores em greve

Marçal Filho fez proposta durante a sessão da Câmara desta segunda-feira (Foto: Divulgação)
Marçal Filho fez proposta durante a sessão da Câmara desta segunda-feira (Foto: Divulgação)

O vereador Marçal Filho (PSDB) defendeu e conseguiu que a Resolução/SEMED n. 074, de 19 de agosto de 2017, publicada na edição desta segunda-feira (21) do Diário Oficial do Município, fosse sustada pela Câmara de Vereadores. Segundo o parlamentar, é papel do Poder Legislativo rever essa iniciativa da administração municipal que querer acabar com o direito de greve.

Na sessão ordinária de hoje, antecipada para o período da tarde, Marçal mencionou a própria Lei Orgânica do Município para justificar a possibilidade de impedir a continuidade dessa medida assinada pela secretária municipal de Educação, Denize Portolann de Moura Martins.

O parlamentar citou o artigo 18, inciso IX, da legislação, que autoriza à Câmara "sustar os atos normativos do Poder Executivo durante sessão legislativa". Levada ao plenário para votação, a proposta de Marçal Filho foi aprovada 13 votos favoráveis e seis contrários.

"Principal objetivo da minha proposta foi porque a resolução quer retirar o direito de greve. E isso não pode porque é assegurado pela Constituição Federal. Portanto é uma resolução inconstitucional, motivo pelo qual sugeri que a Câmara tomasse essa medida", pontuou Marçal.

Conforme revelado pela 94FM, além de estabelecer um rígido controle diário de frequência dos servidores da educação, a resolução publicada hoje, quando teve início a greve por tempo indeterminado dos educadores, prevê que "qualquer trabalhador em educação investido em cargo de comissão ou função gratificada que não comparecer ao trabalho" "será exonerado ou destituído de sua função, sem prejuízo da responsabilização administrativa com posterior instauração de Processo Administrativo Disciplinar".

A Prefeitura de Dourados publicou essa resolução depois que o desembargador Carlos Eduardo Contar, do Órgão Especial do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), concedeu medida liminar (provisória) determinando mínimo de 66% das atividades entre os grevistas sob pena de multa diária de R$ 50 mil ao Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) caso a ordem seja descumprida.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Rozimar

    Rozimar

    Sabe qual a principal melhoria que o aluno ganha com a greve? A certeza de ter professores mais felizes e mais valorizados. É desta forma mais conscientes de seus papéis na construção de uma sociedade mais justa, menos alienada e consciente do momento atual em q estamos enfrentando. Não há como cruzar os braços e engolir goela abaixo todos os desmanche dos nossos representantes políticos, da retirada de direitos conquistados ao longo da história. Sabe o q os alunos ganham???? A esperança de não nos tornarmos escravos, como é o desejo dos nossos governantes. Professor não faz greve porque quer!!! Mas faz sim porque é necessário!!!

  • Marcela

    Marcela

    So quero saber qual a melhoria que os alunos ganham com a greve .O que muda ? ja pensou se produtores rurais comecem a fazer greve ... mercados comecem a fazer greve ... médicos...e outros que necessitamos no dia-dia...eu ate apoiaria se mudasse alguma coisa porem só oq vemos é isso todo ano a mesma palhaçada ... faz greve os alunos perdem um monte de aula ja não é aquele ensino da melhor qualidade ... depois começam a repor essas aulas no sábado ...e ai ano que cem é a mesma coisa ...reclamações por salario... greve .. aula no sábado ...por isso que o Brasil não vai pra frente e esta essa merda . só acho.. só lembrando que todos mundo tem uma opnião e pode expressar ..

  • Joacir

    Joacir

    Dona Delia votei na senhora várias vezes, mais estou decepcionado não voto mais.Espero que a senhora nem saia mais candidata,a sua administração tem adotado atitudes de autoritarismo

  • Regiane

    Regiane

    Isso quer dizer então que a greve continua??

  • Liliane

    Liliane

    Até que enfim um político fazendo alguma coisa pela sociedade.???????????

  • Jorge do SIMTED

    Jorge do SIMTED

    A proposta não foi do Marçal, quem estava presente na sessão sabe disso.